Aula Passeio na Biblioteca Municipal Profº Ernesto Manoel Zink

Somos a Turma do Livro (4ºM)    e recebemos a visita dos alunos do 6º ano que, em grupos, estudaram bibliotecas de alguns países. Com isso, surgiu a ideia de conhecermos alguma biblioteca. Fomos conhecer a biblioteca municipal de Campinas.

Nós nos dividimos em dois grupos e cada grupo foi para um lado, acompanhado por um funcionário da biblioteca, que nos explicou várias coisas.

Descobrimos que a biblioteca municipal foi fundada em 1976.

A biblioteca tem várias partes: uma de exposição, uma de livros em braille, uma de revistinhas em quadrinhos, uma de pesquisa, uma de encadernação, uma de restauração (hospital dos livros), uma de hemeroteca (livros feitos com jornais), uma de documentos históricos como os diários oficiais e uma parte onde os livros são catalogados quando chegam lá. Na biblioteca tem livros que podem ser emprestados e livros que só podem ser usados lá mesmo. Vimos livros de vários tipos: infanto-juvenil, biografias, livros de pesquisas, dicionários e muitos outros. Descobrimos também que a partir de 14 anos as pessoas já podem ir sozinhas na biblioteca, fazer um cadastro e emprestar livros de lá.

Na parte de livros em braille, tinha dois funcionários cegos. Braille é uma escrita de pontinhos usada por cegos. Descobrimos que como os cegos não conseguem ver, eles usam mais os outros sentidos.

Lá vimos um dicionário que é o maior livro da biblioteca e tem mais de 3.000 páginas. Também vimos livros bem pequenininhos que são livros de bolso.

No final da nossa Aula Passeio, pudemos ler revistinhas em quadrinhos e ver várias coleções que não tínhamos visto.

ATENÇÃO: Em qualquer biblioteca é necessário fazer silêncio, afinal, biblioteca é lugar de leitura e concentração!

Foi uma Aula Passeio muito legal e todos nós gostamos muito!

IMAG0002IMAG0005IMAG0004 IMAG0003IMAG0007IMAG0010

IMAG0033IMAG0034IMAG0036IMAG0044

Categoria: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *