O Rio Paraná – Turma dos Felinos (4ºM)

Nós lemos o livro “Solta o sabiá” e nele apareceu o Rio Paraná. Por isso, resolvemos pesquisar sobre esse rio.

Em tupi, PARA significa “mar” e NÁ significa “como”, ou “parecido com”.

Descobrimos que o Rio Paraná é o 2º maior rio sul-americano. O Rio Paraná é o 8º ou 7º maior rio do mundo, dependendo do trecho considerado.

Aprendemos também que o Rio Paraná passa por 3 países: Brasil, Paraguai e Argentina. No Brasil, o Rio Paraná marca a fronteira entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Ficamos com uma dúvida sobre a extensão do Rio Paraná porque em cada fonte de pesquisa vimos um tamanho. O que mais apareceu foi 4.880km.

Sua nascente fica na confluência dos rios Paranaíba e Grande. Confluência é o encontro dos rios.

O Rio Tietê é o principal afluente do Rio Paraná. Ele percorre o estado de São Paulo todo. Afluentes são rios menores que desaguam em um rio principal. Podemos imaginar um tronco como o rio principal e os galhos como os afluentes.

Quando o rio Paraná passava em Guaíra, havia as Sete Quedas. As Sete Quedas eram formadas por 19 cachoeiras divididas em 7 grupos de quedas. Por causa de um acordo entre Brasil e Paraguai, as Sete Quedas foram destruídas para a construção da hidrelétrica de Itaipu. Na fronteira entre Brasil e Paraguai está a barragem de Itaipu e na fronteira entre Paraguai e Argentina está a barragem de Yacyretá.

O Rio Paraná é muito importante para o estado de São Paulo, mas a poluição está prejudicando muito esse rio.

 

Categoria: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *