Pesquisa sobre DENGUE

Pesquisa sobre DENGUE

(Turma dos Felinos – 4º ano manhã)

 

Nós começamos uma pesquisa sobre a dengue porque duas pessoas da nossa turma tiveram essa doença.

Primeiro procuramos reportagens em jornais e depois informações sobre a transmissão, os sintomas e o tratamento. Também vimos o que podemos fazer para evitar a dengue.

Pesquisamos também se o certo é “a” dengue ou “o” dengue. Descobrimos que “dengue” é uma palavra de dois gêneros, então, as duas opções estão corretas.

O vírus é transmitido para a pessoa por um mosquito. Vimos que o mosquito pega um pouco do nosso sangue e coloca o vírus. Também descobrimos que são as fêmeas que picam e transmitem o vírus. O mosquito pode picar até por cima da roupa. Além disso, descobrimos que se o mosquito picar uma pessoa que já está infectada, ele pode transmitir o vírus para outra pessoa.

O mosquito pode viver de 35 a 45 dias e nesse tempo, o mosquito pica centenas de pessoas.

Um de nossos amigos trouxe uma reportagem que dizia que atualmente está tendo uma epidemia de dengue. Então, pesquisamos o significado dessa palavra. Descobrimos que epidemia é quando uma doença se espalha em um mesmo lugar; quando isso acontece em um curto período, é chamado de surto epidêmico.

O tempo dos sintomas varia em cada pessoa, pode durar cerca de 5 dias ou mais.

O mosquito que transmite dengue é chamado Aedes aegypti. Existe outro mosquito que descobrimos, chamado Aedes albopictus.

Os sintomas da dengue são dor de cabeça, febre alta, dor muscular, cansaço, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas que podem ou não coçar, falta de apetite, enjoos, vômitos e diarreia.

Aprendemos que o tratamento da dengue é repouso e beber bastante líquido. É preciso fazer exames de sangue.

Para evitar a dengue não podemos deixar água parada e precisamos usar repelentes, colocar terra nos pratinhos dos vasos de planta, furar pneus que forem descartados, cobrir caixa d’água, dedetizar a casa e não deixar lixo espalhado.

É importante procurar um médico se tiver algum dos sintomas. Não pode tomar medicamentos sem autorização do médico.

Categoria: Sem categoria

Uma resposta para Pesquisa sobre DENGUE

  1. Essa pesquisa foi muito legal! Adorei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *