Experiência Sistema Respiratório – Turma da Ciência 4º tarde

Dia 24, a Turma da Ciência apresentou uma experiência sobre o Sistema Respiratório para toda a escola.

Iniciamos esse estudo porque um de nossos amigos precisou faltar alguns dias pois ele estava com um chiado nos pulmões. Ficamos preocupados e decidimos levantar hipóteses sobre o que poderia estar causando esse chiado. Quando ele voltou pra escola, ele nos contou que teve uma crise de asma por alergia e por falta da natação que ele deixou de fazer.

Começamos, então, um grande estudo sobre nosso Sistema Respiratório. Descobrimos que ao respirarmos, o ar passa pelas fossas nasais, depois pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e, finalmente, chega aos pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas. Com isso, nosso sangue leva oxigênio para nossas células e expiramos o gás carbônico. Também descobrimos que é importante respirar pelo nariz pois lá há pelos que filtram e aquecem o ar, o que não acontece quando respiramos pela boca.

Também aprendemos que inspirar é encher os pulmões de ar e expirar é soltar o ar.

Durante nossos estudos, descobrimos uma experiência que representa bem esse sistema.

Para fazer essa experiência é necessário 1 garrafa pet, três bexigas (para fazer os 2 pulmões e o diafragma), dois canudinhos e a tampinha da garrafa com um furo.

Essa imagem encontramos na internet e ela mostra nossa experiência:

10_pulmao_modelo

Com a experiência pudemos ver bem que quando o nosso diafragma desce um pouquinho, sobra mais espaço para nossos pulmões se encherem de ar.

Cada um da turma decidiu fazer um sistema respiratório para poder levar para casa depois. Então, fizemos vários pequenininhos (com garrafas de 600 ml e um único pulmão dentro) e alguns com garrafas maiores e o sistema completo. Vejam algumas fotos:

IMG11182 IMG11188 IMG11184 IMG11185 IMG11191 IMG11193 IMG11200

 

Categoria: Sem categoria

2 Respostas para Experiência Sistema Respiratório – Turma da Ciência 4º tarde

  1. ESTER diz:

    AMEI MUITO FACIL E RAPIDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *