A culinária dos cientistas do 4º ano tarde

Dia 09 de abril, a turma da Ciência fez uma culinária deliciosa.

Os cientistas fizeram várias investigações e descobriram muitas coisas.

Durante a culinária, cada grupo tinha seu roteiro de observação. Observamos as unidades de medidas, os ingredientes, o que aconteceu com o queijo quando colocamos no forno, os derivados do leite, o que aconteceu com o alface do beirute quando colocamos no forno e como fizemos as receitas.

Depois, a turma fez mais investigações, pesquisando os assuntos que apareceram na culinária. Os cientistas do 4º tarde  descobriram muitas coisas e, depois, fizeram um texto coletivo.

DSCF7068 DSCF7052 DSCF7055 DSCF7027 DSCF7040 DSCF7039

Texto coletivo: Culinária

 A cebola arde os olhos quando a cortamos. Por quê?

Quando cortamos a cebola, as substâncias das células se misturam e formam um ácido. Esse ácido se transforma em gás e, em contato com água se transforma em uma fraca solução de ácido sulfúrico. Nosso corpo detecta que há algo estranho nos olhos e solta lágrimas para eliminar essa substância.

DSCF7025

O alho tem muitos benefícios, ajuda a prevenir e curar doenças. É uma das plantas medicinais mais usadas no mundo todo. O alho ajuda a reduzir o colesterol, controla a pressão arterial, é anti-inflamatório, ajuda a prevenir e curar gripes e resfriados.

DSCF7031

O beirute tem origem na culinária sírio-libanesa. Essa receita foi adaptada pela culinária brasileira de acordo com o nosso costume. Atualmente, é uma comida bastante presente em São Paulo.

DSCF7072

Descobrimos que a Síria fica no sudeste da Ásia e lá tem muita guerra. Faz fronteira com o Iraque, Líbano, Turquia e Jordânia. É uma região predominantemente muçulmana.

mapa-siria

Também aprendemos que o strogonoff é um prato original da Rússia e seu nome era strogonov. Sua história começa no século XVI, com a alimentação dos soldados que comiam rações de carne. Seu nome está relacionado ao general que protegia o cozinheiro que se chamava Strogonov. Com o tempo a receita foi ficando mais refinada, chegou à França e seu nome passou a ser strogonoff.

DSCF7049

Usamos tomate na nossa culinária e também descobrimos que o preço do tomate está muito alto. O tomate está muito caro devido às chuvas. Houve queda na produção pois o clima está desfavorável para a plantação.

DSCF7057

Nossa culinária foi muito gostosa, cheia de descobertas, investigações e comida gostosa.
Nosso cardápio foi:

Frutas, Strogonoff de frango, beirute e limonada suíça.

Categoria: Sem categoria

2 Respostas para A culinária dos cientistas do 4º ano tarde

  1. Gabriel Dias Polli diz:

    A culinária foi uma delícia, o beirute com strogonoff… um, quero outra vez também aquela limonada.

  2. Arthur Ramiri Gomes diz:

    Eu até fiz beirute na minha casa e foi uma delícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *