Chegada à Fazenda Tozan ou Monte D’Este

Fizemos uma aula-passeio à Fazenda Tozan. Fomos lá para aprender mais sobre a produção de café, cana-de-açúcar e imigrantes.

Chegando à fazenda, vimos um lago cheio de patos e capivaras. Andamos mais um pouco e vimos corujas buraqueiras. Aprendemos que algumas fazendas emprestam vacas de outras por um período do ano. Estas vacas ficam na Fazenda Tozan, são alimentadas e cuidadas pelos empregados da fazenda. O esterco produzido por elas é usado como adubo para fertilizar a terra.

Foto tirada pelo Yuri

Produção Antiga do Café

Antigamente não existiam máquinas de colher o café, então as pessoas colhiam manualmente. As pessoas separavam cada tipo de grão.

Em 1727 o governador do Pará trouxe a primeira muda de café para o Brasil. Tentaram plantar o café em diversos lugares, mas foi no sudeste que deu certo. O clima era bom e a terra era fértil. Além disso existiam muitos escravos nas antigas fazendas de cana. Eram os escravos que trabalhavam nas plantações.

 

 

Categoria: Sem categoria

4 Respostas para Chegada à Fazenda Tozan ou Monte D’Este

  1. Glaucio diz:

    Deve ter sido muito legal esta aula passeio,eu adoro fazendas antigas.Quando eu estudava na escola eu fui na fazenda Do Pinhal,em Santa Rita do Passa 4,foi muito joia.

  2. LUIGI diz:

    FOI MUITO LEGAL.
    SERIA LEGAL SE TIVESSE UMA AULA PASSEIO QUE A ESCOLA TODA FOSSE.

  3. Diana e Helena 4t diz:

    O passeio foi da hora gostei e me diverti, Diana.
    Aprendemos muito MESMO, como a plantação do café, como ele é produzido e etc, Helena!

  4. solange diz:

    Eu amei a nossa aula-passeio até a fazenda Tozam .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *